Sua pele precisa de 8 horas de sono

Atualizado: 1 de mar.

A pele, tal como o resto do organismo, precisa de descansar para funcionar corretamente e oferecer um rendimento ideal. Por isso, é muito importante dormir um número suficiente de horas para proporcionar à pele a oportunidade de se organizar e estruturar todos os dias.

A pele necessita desta fase de diminuição da sua atividade basal para favorecer a síntese celular da camada regeneradora, que se encontra no nível dérmico mais profundo.

O que acontece à minha pele quando não descansa?

Os ciclos de descanso do nosso organismo que ocorrem quando dormimos são necessários para utilizar a energia e os nutrientes para dar estrutura à nossa pele. Durante o dia, as camadas dérmicas centram a sua atividade na função essencial: atuar como barreira física para o nosso organismo. A pele não cresce, defende-se. Contudo, durante a noite, o organismo aproveita a diminuição de atividade para se focar na regeneração tecidular e, claro, isso acontece não só no corpo mas também na pele.

A falta de descanso reflete-se visivelmente na nossa pele, que se torna mais apagada e com tendência a processos inflamatórios intercorrentes. As consequências para a pele de poucas horas de sono são as seguintes:

Aparecimento de olheiras: o edema de pálpebras é patente quando não descansamos o suficiente, porque a drenagem vascular não se realizou do modo correto.

A pele perde intensidade: a pele perde luminosidade e os poros dilatam.

Aumenta a irritabilidade: e tudo isso sem ter em conta o nosso humor, que também se torna mais irritável.

Produzem-se mais mudanças hormonais: os níveis de cortisol aumentam e, consequentemente, reduzem a concentração e a síntese de fibras de elastina, que proporcionam elasticidade e tensão à nossa pele.

eduz a síntese de colagénio: o sono é fundamental para o equilíbrio hormonal do organismo e a sua falta faz com que liberte uma menor quantidade de hormona do crescimento. Esta redução hormonal influencia a produção de colagénio.

De quantas horas necessita a minha pele?

Ainda que as necessidades de descanso dependam de pessoa para pessoa, em geral um adulto deveria dormir entre 7 a 8 horas por dia. As características do indivíduo também variam de acordo com a faixa etária.

Outro fator que determina as nossas necessidades de sono é a concentração de melatonina no sangue. O equilíbrio entre luz e escuridão define a concentração de melatonina que flui pelos nossos vasos sanguíneos. Desse modo, intervém diretamente na quantidade de horas de que a nossa pele necessita para realizar corretamente as suas funções fisiológicas.

Para dormir melhor

Ajuste os seus hábitos: deveria ir para a cama sempre na mesma faixa horária para que o seu corpo se acostume e ajuste hormonalmente as suas necessidades. Substâncias excitantes como a cafeína e o álcool podem influenciar de forma negativa a primeira fase de entrada nos ciclos do sono.

Potencie o seu estado de relaxamento: existem remédios caseiros que o ajudarão a relaxar, algo fundamental para dormir e descansar de forma adequada; por exemplo, tomar uma bebida quente ou tomar um duche com produtos suaves.

Durma num ambiente agradável: utilize lençóis e material agradável ao tato, como o algodão ou o linho. A temperatura do quarto deve rondar os 22-23 graus e é necessário evitar os níveis elevados de humidade.




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