Exercitar faz bem para sua pele

Atualizado: 1 de mar.

A Dermatologista Thais Pepe afirma que exercitar faz muito bem para sua pele

Quando praticamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de proteção da pele. “Por todos esses aspectos de melhora na circulação, renovação e nutrição das células, e ação antioxidante, a pele se torna mais hidratada, com uma melhor cor, textura mais macia e mais saudável”

Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial (sangue que “alimenta” os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo e, consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Os sistemas venoso e linfático também aumentam a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele, deixando-a hidratada, corada e viçosa.

A atividade física aumenta ainda a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L Glutamina. “Ambos exercem grande ação antienvelhecimento! Esses hormônios são liberados principalmente na musculação"

Com o movimento durante os exercícios, ocorre uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele, explica Thais. “Isso reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas”, completa a dermatologista. Também há estímulo a fibroblastos e elastina que se revertem em uma pele mais elástica e firme.

Durante a atividade física, também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging. “Dessa forma, nosso corpo tem uma melhor resposta antioxidante com a prática regular dos exercícios. Os radicais livres são agentes que provocam envelhecimento ou doenças. Eles são produzidos em maior quantidade quando praticamos atividade física, mas quando essa prática é realizada na dose certa, bem orientada e de forma regular, apesar de haver um aumento na produção dos radicais livres, o nosso corpo fica mais capacitado em lidar com eles, e aumenta a produção de enzimas bloqueadoras de radicais livres”

“O exercício físico diminui o nível de cortisol (o hormônio do estresse) e, por isso, melhora também a qualidade do sono. Altos níveis de cortisol podem contribuir, inclusive, para o aparecimento da acne”, conta Thais. “O cortisol, quando em excesso, estimula na pele a glicação, um processo em que o açúcar danifica o colágeno, deixando a pele mais rígida (o que pode se manifestar como rugas e linhas de expressão). Além disso, ele está relacionado ao aumento de oleosidade e à diminuição da produção natural de ácido hialurônico na pele”, conta a médica Aline Lamaita. Mais um ponto para o exercício físico!

Por fim, a dermatologista lembra que, com o exercício físico, há também uma maior produção de endorfinas. “As endorfinas são os analgésicos naturais do organismo. São produzidos pela hipófise e conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia, o que influencia e, consequentemente, afeta positivamente a aparência da pele”, finaliza ela.





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